sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015






Sioux - A grande Nação

         A nação Sioux é realmente composta de diferente grupos com variação de história e costumes. Estudando os Sioux, o primeiro desafio é entender os vários nomes e lugares das diferentes tribos que eles chamam “bands” . Siouan foi uma familia de linguas indigenas muito popular e tribos em várias partes da América do Norte falavam o dialeto Siouan. Entretanto o nome tribal Sioux se aplica apenas para uma divisão dos que falavam Siouan. O nome Sioux é derivado de uma versão Francesa do dialeto Chippewa que chamavam seus inimigos nadouessioux , uma espécie de cobra. Os Sioux também são conhecidos como Dakota, daonde se original os nomes de dois Estados – Dakota do sul e do norte, nos Estados Unidos da América. No dialeto Siouan, Dakota ( or Lakota e Nakota ) siginifica “amigos”. No passado haviam quatro grupos ancestrais dos Sioux, cada um com tribos diferentes. 

O grupo maior era o Teton ( ou Titonwan ) com as seguintes tribos, conhecida hoje como Tribos Lakotas – estando principalmtne nos estados de Dakota do sul e Dakota.
Nação Lakota
1 Oglala 
2 Brule (Sicangu )
3 Hunkpapa –
4 Miniconjou
5 Oohenopa ( two kettle)
6 Itazipco ( Sans Arcs)
7 Sihasapa ( black foot )

Um segundo grupo eram Santee, com as seguintes tribos ( Dakota )
1.Sisseton
2.Wahpeton
3.Wahpekute
4.Mdewakanton
(O termo Santee usado históricamente mais corretamente se aplica apenas aos grupos Wahpekute e Mdewakanto, e não aos grupos Sisston e Wahpeton. De qualquer forma todos são considerados grupos distintos em história, costumes e dialeto )
O terceiro grupo eram os Yankton ( ou lhanktonwan ), somente com uma tribo, O Yankton. ( Nakota ).
Um quarto grupo era os Yanktonai (ou Ihanktonwanna), com as seguintes tribos:
1. Yanktonai
2. Hunkpatina
3. Assiniboine .
Os Tetons usam a versão Lakota para seu nome tribal, Santee dizem Dakota, e Yanktonai utiliza Nakota.

         Os Sioux  eram um povo muito orgulhoso de sua rica cultura e linhagem. Eles eram os senhores das planícies, temidos por outras tribos. Migrando para o oeste vindo de Minessota  Os Sioux se tornaram nômades das planícies, tendo como vantagem os cavalos que foram originalmente trazidos para a América pelos Espanhóis por volta de 1500. Seguiam e caçavam o buffalo “ tatanka “, eles viviam em “teepees” , um tipo de tenda, o que permitia rápida mobilidade para o grupo.

         Embora os Sioux foram conhecidos como grandes guerreiros, a família era considerada o centro de suas vidas. As crianças eram chamadas “wakanisha” o que significava sagrado e eram o centro das atenções. Enquanto monogomia era frequentemente praticada, os homens poderiam ter mais de uma esposa. Entretanto, infidelidade era punida com desfiguramento.

         As tarefas dos homens e mulheres eram claramente definidas, esperando-se dos homens prover e defender a família. Caça era levada muito a sério e infringir as regras de caça poderia levar a destruição da teepee ou outra propriedade do guerreiro. Mulheres eram as matriarcas, guiando a família e a vida doméstica da tribo.

         Os Sioux eram um povo fortemente espiritualizado, a visão religiosa era cultivada e as pessoas comungavam isso através da musica e dança.

         Difícil de entender? De fato, eu mesma levei meses para entender tudo isso, os nomes, as derivações, mas é tudo muito fascinante, uma história certamente muito rica.

Fonte:
http://nativetime.blogspot.com.br/2011/01/sioux-grande-nacao.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário